As ilhas Pitcairn (Pitcairn Island em inglês; Pitkern Ailen em pitkern), oficialmente Ilhas Pitcairn, Henderson, Ducie e Oeno, são Territórios britânicos ultramarinos na Polinésia que têm como único vizinho a Polinésia Francesa, a oeste. É constituída pela ilha homónima, e pelas ilhas Ducie, Oeno e Henderson, sendo as últimas, desabitadas, por causa de sua inacessibilidade. A capital e única povoação é Adamstown, localizada na ilha Pitcairn que possui uma área de 4,6 km².
O ponto mais elevado da ilha é o Pawala Valley Ridge, com 347 metros de altitude.
As atividades economicas são a agricultura de subsistência e a publicação de selos. A moeda oficial é o dólar neozelandês.
Pitcairn foi colonizada pelos revoltosos marinheiros da Bounty, chefiados pelo rebelde Fletcher Christian, em Julho de 1767. Pelo seu extremo isolamento, decidiram permanecer na ilha e desmantelar a embarcação, usando a madeira para a construção das casas.
Ainda hoje a ilha é extremamente isolada. A maior ligação é feita à Nova Zelândia, onde a maior parte da população está emigrada. A população do país é de míseros 50 habitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário